• E o filho, quando vem?

    by  • 19/05/2009 • Família • 24 Comments

    Dona cegonha

    Dona cegonha

    É automático: a gente volta de lua-de-mel e o pessoal já começa a perguntar cadê o bebê.

    Cada casal sabe dos seus planos e objetivos de vida e claro que, pela natureza, estamos todos mais ou menos sujeitos a um bebê surpresa.

    Mas ficam aqui três das razões que nos fazem querer esperar para ter filhos.

    Tempo para conhecer e curtir um ao outro

    Consenso entre casais mais velhos: o casal pode ter namorado por um tempão, mas é na intimidade do casamento é que realmente se conhece o outro. Por isso, a gente acha que precisa de um tempo a dois.

    Além disso, filhos exigem atenção e dedicação (leia-se tempo) e abdicação (pelo menos em parte) de algumas coisas como saídas noturnas e viagens não apropriadas para crianças.

    Ou seja: preciso aproveitar bem o Cauê, namorar, viajar e sair com os amigos muito antes de virar mamãe.

    Saúde financeira

    Filho demanda dinheiro. Primeiro, roupinhas, bercinho, carrinho e um milhão de coisas que de diminutivo só tem o nome. Isso sem falar nos montes de fraldas. Depois, vem a creche, os uniformes, a escolinha, os programas, os brinquedos…

    O gasto nunca acaba (pode perguntar para a sua mãe!). Antes de assumir o compromisso de sustentar uma ou mais crianças, é legal ter se preparado financeiramente. Nós pretendemos chegar lá sem dívidas e com uma certa reserva para não passar sufoco.

    Estabilidade profissional

    Algumas mulheres param de trabalhar para ter filhos e outras não. Independentemente da escolha, engravidar causa um impacto na vida profissional. Quando minha mãe engravidou pela primeira vez, tinha acabado de entrar em um estágio bacana de um ano e teve que abrir mão porque não conseguiria terminá-lo com a licença maternidade.

    Claro que surgem outras oportunidades e tudo mais (mamãe acabou seguindo outros caminhos na profissão), mas acho importante considerar o momento profissional antes de decidir ter um bebê.

    About

    Já queimei arroz, mas hoje faço o melhor molho à bolonhesa da cidade!

    24 Responses to E o filho, quando vem?

    1. Ana
      19/05/2009 at 12:41 pm

      Oii, Cíntia.
      Eu também concordo com você em relação aos filhos.
      Abraço, Ana.

    2. Ana
      19/05/2009 at 12:43 pm

      Opss!! Esqueci de falar que você não me conhece, mas sempre entro no seu blog pra ler as histórias, eu adoro.
      Abraço.

    3. Dayse
      19/05/2009 at 12:55 pm

      Menina, e eu que nem casada sou e minha sogra já me enche as paciências querendo um neto. Quer neto? Então vai na feira e compra um! Rsrsrsrs!
      Às vezes acho que ela fala isso pra me sacanear, pois sabe que eu não gosto muito de crianças. Não que eu odeie, acho super fofas e adoro ficar dando trela pra papo de crianças que conheço por aí, mas quando digo paciência, digo abrir mão de assistir a um programa legal de domingo à tarde pq seu filho que brincar; acordar cedo de domingo(abomino!) e, principalmente, abrir mão, pelo menos em parte, dos momentos de intimidade com o maridão. Sem contar meu sagrado dinheirinho, que batalhei tanto pra ter e agora quero usufruir em viagens, futilidades and whatever I wanna.
      Nem sou tão nova, estou beirando os 30 anos, mas não me imagino com um filho agora. A única pessoa que imagina, pelo visto, é minha amada sogra.

    4. 19/05/2009 at 1:23 pm

      Infelizmente a sociedade sempre exige da gente… enquanto esta solteira, cadê o namorado? enquanto esta namorando, qdo será o noivado? se está noiva, qdo será o casório? qdo casa, qdo virá o bebê? qdo vc tem o primeiro, já perguntam do segundo… agora se vc engravida do segundo, já falam pra vc parar… agora se vc tem o terceiro… vc é louca!!!!
      é bem por ai mesmo!!!! as pessoas esquecem que temos vontade própria, que cada um tem seu tempo e quem tem que decidir algo somos nós mesmo!!!

    5. Karina
      19/05/2009 at 5:01 pm

      Oi, meninas!
      Verdade!Sempre seremos cobradas primeiro para arrumar um namorado, depois casar, e finalmente: Filhos.
      A Cíntia disse tudo, ter um filho é uma decisão para a vida toda. Por isso, precisamos aproveitar muito o casamento, a casa, nossa carreira, pra finalmente abrir mão de tudo isso, por um filho, que com certeza mudará a nossa vida para sempre!
      Beijo

    6. Eliana
      19/05/2009 at 5:54 pm

      MENINAS!
      ESPEREM!!!!!!
      REALMENTE NOS REALIZAMOS PLENAMENTE TENDO UM FILHO, MAS ESPERAR A HORA CERTA TEM UM SABOR MELHOR!

    7. Eliana
      19/05/2009 at 5:56 pm

      Obs: Ainda não to preparada para ser vó…….só daqui uns cinco anos quando eu me aposentar!!!
      porisso ……. meu apoio irrestrito à Cintia!

    8. carlinha
      19/05/2009 at 6:31 pm

      Nossa, realmente é a primeira coisa que perguntam logo após o casório. Mas vc tem toda razão, pois não devemos ceder às pressões!

      Veja minha situação, resolvi fazer uma segunda faculdade logo depois do casamento… daí já viu, né? Filho só para depois de 2010!
      bjos

    9. 20/05/2009 at 1:06 am

      Sabe, eu não aguento mais essa cobrança! Tenho amigas que já fizeram até calendário para mim, com época de tentativa, nascimento da criança, etc.! hehehehehe

    10. Dayse
      20/05/2009 at 10:38 am

      Alcione, que horror!! As pessoas fazem isso em clima de brincadeira, mas enche o saco, né?
      Outro dia li em algum blog algumas respostas para a pergunta fatídica.
      Resposta 1 – Ainda não tivemos filhos pois estamos aguardando o alinhamento cósmico dos planetas do sistema solar. Assim, nosso bebê nascerá energizado.
      Resposta 2 – Olha, por enquanto ainda não está nos planos, mas prometo que te chamo pra assistir quando a gente for fabricar o bebê (adorei essa!)
      Resposta 3 – Olha, até dá vontade de ter filhos… mas depois passa!

    11. Vanessa
      20/05/2009 at 11:58 am

      Oi Cintia td bem?
      Sempre olho seu blog e adoro….faço 6 meses de casada amanha…e estou curtindo muito essa vidinha a dois…quero curtir bastante..e os filhos ainda vão demorar pq temos planos…!!
      Mais a cobrança é normal sempre vamos ter parece até uma obrigação!! No meu caso a cobrança é da minha irmã ela tá louca pra ver a carinha do meu filho..rsrs…e disse q eu estou ficando velha!!!! Pode????? só tenho 30!!!

    12. 20/05/2009 at 1:40 pm

      Eu ainda nem casei e, só por que moramos junto, algumas pessoas já nos cobram os rebentos. Pôxa vida! Eu quero casar antes!!!

    13. 20/05/2009 at 3:16 pm

      Essas cobranças sempre irão existir.. mas é importante o casal ter o tempo de se conhecer e se curtir, antes do grande desafio, que é ter filhos.
      Eu quero esperar uns 3 a 5 anos de casadinha até ter os pimpolhos..rsss

      Ps: Adorei a receita de pudim.. vou fazer esse fim de semana!

      Bjssss

    14. Giovanna
      25/05/2009 at 2:41 pm

      ainda bem q temos pílulas grátis pra pelo menos um tempo, né?
      mas que um bebê gordinho seu e do Cauê ia ser lindo demais isso ia… olhinho verde, cabelo com cachinhos nas pontas e pele de tom normal (não branco transparência de apresentação como o nosso)
      nhóin nhóin

    15. stefanie
      26/05/2009 at 5:00 pm

      Olá Cintia….
      passo sempre por seus blogs e adooooro..
      com certeza concordo com vc, sou casada a 2 anos, tenho o mesmo conceito que vc com relação a filhos, mas mesmo sem ter alcançado todos meus objetivos, mesmo as respostas para as perguntas incovenientes me chatearem muito, estou chegando a um concenso que estou precisando de um bebê….ou quem sabe até adotar um bebê reborn ( aquelas bonecas que tem feições de bebê de verdade), para ver se a vontade passa até a estabilização ser alcançada rsrsrsrsrs
      mas é um assunto delicado, que tem que ser muito bem pensado, curtir a vida de casado, passear, trabalhar….mas não demorar muito, pois mesmmo a medicina a favor da maternidade depois dos 40, nossa disposição para acompanhar o desenvolvimento e fazer uma criança feliz pode não ser o mesmo……
      bjs

    16. 02/06/2009 at 3:06 pm

      Fui casada 2 anos e fiquei ouvindo essa ladainha de filhos desde o dia em que a gente começou a morar juntos (aproximadamente 1a antes do casamento).

      O casamento não deu certo e, quando acabou, todo mundo falou “ainda bem que não tiveram filhos, né?”

      Detalhe: na época em que casamos eu era estagiária. E ele ganhava relativamente bem, mas nem tanto…E a galera queria que tivessemos filhos mesmo assim! 😛

      Em tempo, agora estou namorando há um ano e já estou ouvindo da sogra essa história de querer um netinho. Pelo menos agora eu tenho estabilidade financeira.

      Já falei pra ela que daqui a uns 5 anos a gente conversa (eu, particularmente, não tenho esse sonho de ser mãe).

    17. Daniele
      24/06/2009 at 3:30 pm

      Eu particularmente acho um saco esse povo cobrando, cobrando, cobrando. Sao eles que vao criar? Nao. Sao eles que vao acordar de madrugada? Nao. Sao eles que vao abrir mao das saidas, do dinheiro gasto com o que vc quiser, com viagens e mais viagens… Nao! Entao… acho que as pessoas deveriam se cuidar das suas vidas. Essa decisao de ter ou nao filho cabe ao casal somente, e nao a todo mundo. Eu e meu marido estamos juntos ha 16 anos ( hoje eu tenho 30) e ainda achamos que nao chegou a hora. Prezamos muito nossos finais de semana dormindo ate 14h, sem hora pra comer, e nossas viagens pelo mundo 2x ao ano, coisa que com crianca com certeza nao vai dar certo. Queremos CURTIR ate a gente achar que chega. E aos outros… soh lamentamos por nao terem a nossa felicidade e a nossa liberdade de ir, vir e dormir!!

    18. Karine
      23/03/2010 at 9:10 pm

      Boa noite, estou desenvolvendo o meu projeto de graduação e vou fazer relacionado a casais recem casados e sem filhos, (mais precisamente publico conhecido como Dinks), voltando a ambientes como Sala de Home Theater ( Sala para assistir filme) e gostaria de conversar com vc sobre esse assunto.

      Agradeço muito se mantiver contato. O meu e-mail é kcardososilveira@gmail.com

    19. marcelle
      01/05/2010 at 7:24 pm

      nem me fale nesse assunto. e o pior é que eu até quero né.. mas vou ter q fazer uma cirurgia de mioma antes , entao vai demorar um pouco .

      adoro seu site
      sucesso!!

    20. Cíntia Costa
      02/05/2010 at 12:11 pm

      Oi Marcelle. Complicado, né?

      Beijos

    21. marilda
      23/11/2010 at 2:47 pm

      nossa meninas…eu quem o diga…quando namorava todos cobravam o casório…depois que casamos cobram uma criança? Acho engraçado a petulância das pessoas fico sem entender.

    22. Cíntia Costa
      13/12/2010 at 10:12 am

      Marilda, é uma situação engraçada, mesmo, né? Às vezes me pego torcendo por um sobrinho logo… Porque eu ainda não to na hora de ter filhos, mas bem queria ver um bebê na família! Heheheh… Beijos

    23. Thamiris
      04/02/2012 at 9:08 am

      Oi,estou amando seu blog,sou noiva,e vou casar ano que vem.
      Bom,sobre o tema,concordo com o que a Dayse falou lá em cima.
      Tenho 21 anos,e nem penso em ter filhos,não consigo me imaginar com crianças,sem tempo para curtir o maridão,sem trabalhar….Não quero ter passado 5 anos na faculdade,pra ter que parar bminha carreira.
      Beijos.

    24. Ana Ferreira
      15/08/2015 at 6:17 pm

      Estou com um mês de casada e já não aguento mais essa pergunta….
      Quero filhos sim, mas eu acabeiii de casar, pelo amor de Deus, me deixe curtir uns aninhos com o love antes dos cotocos….

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *