• Dicas para lavar louça sem (muito) estresse

    by  • 31/01/2010 • Cotidiano, Tarefas de casa, Truques caseiros • 7 Comments

    lavar_loucaAqui em casa, quem cozinha é o Cauê. Eu só ajudo e faço os doces. Então, pra compensar, quem lava a louça sou eu.

    Qualquer ser humano sabe que lavar a louça é um saco, mas alguns alguns hábitos podem tornar a tarefa bem menos chata. Aqui vão minhas singelas dicas:

    • Use luva. Sabe quando você tem preguiça de lavar a louça porque tá tudo muito sujo e bate um nojinho? Com a luva, você não precisa entrar em contato direto com a sujeira e as mãos não ficam com cheiro de comida (fica um cheirinho estranho de borracha, mas lavando, sai fácil). Além disso, ajuda a manter o esmalte (que não dura nada de outra forma). Só cuidado para não deixar escapar louça engordurada, já que não poderá contar com o tato.
    • Lave enquanto cozinha. Não gosto de ir pra pia depois de comer. Então, faço assim: lavo os utensílios como tábua, mixer, facas etc. enquanto precisamos esperar o arroz cozinhar ou a carne assar. Aqueles vinte minutinhos, sabe? Depois, sobram só os pratos, copos e talheres (de duas pessoas).
    • Não economize no detergente. Sério, você não merece ficar se matando para fazer a sujeira ir embora. Veja aqui como não deixar o detergente acabar “sem aviso”, faça bastante espuma e seja feliz.
    • Grudou? Deixe de molho. Não esquente a cabeça esfregando panelas com purê de batata grudado. Deixando com água por alguns minutos, sai fácil.
    • Contra gordura e cheiros fortes, água quente. Sempre que preciso lavar louça suja com óleo, manteiga ou maionese, esquento água no microondas e jogo por cima de tudo (até da esponja). Isso também vale para louça com cheiro de alho. Mas, nesse caso, lavo primeiro e passo a água quente depois.
    • Reduza a quantidade de louça ao “economizar” no uso dos utensílios enquanto cozinha.

    avental_pin_upDica: tenha um avental lindo. Vi este da Casa da Laurets no blog da MariMari e amei (não sei se é plastificado atrás, mas talvez seja). É meio caro, mas é um investimento. Afinal, já que a gente tem que passar por essas coisas na vida (tipo lavar louça e fazer faxina),  que seja em grande estilo.

    <object width=”480″ height=”295″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/wTqLyCTESjg&hl=pt_BR&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/wTqLyCTESjg&hl=pt_BR&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”480″ height=”295″></embed></object>

    About

    Já queimei arroz, mas hoje faço o melhor molho à bolonhesa da cidade!

    7 Responses to Dicas para lavar louça sem (muito) estresse

    1. Dai
      31/01/2010 at 11:30 pm

      Adoro!

      Cheguei aqui faz uns dias e já li TD que vc postou.
      Muito bom seu blog, parabéns, so posso dizer que:
      ADORO!

      P.S.: continui postando dicas domésticas, vou me casar logo e quero coletar o maior numero possível…Bjinss, inté+

    2. 01/02/2010 at 11:31 am

      Tomate também é um problema!!! o Ideal é nunca guardar coisas com molho de tomate em pode de plástico, porque eles ficam vermelhinhos. O ideal é usar sempre vidro. Se não tiver jeito, assim que tirar do pote de plástico, lavar e jogar água quente ajuda!
      Adoro esse blog… fico rindo sozinha lendo as coisas aqui…

    3. Manheeeeeeeeee
      02/02/2010 at 7:19 pm

      Quem te viu e quem te ve ein?
      hihihihihihihihihihi

    4. Duda
      18/02/2010 at 2:57 pm

      Cíintia adoro as dicas dos seus blogs, tanto o PMC quanto o recém-casada. Acabei de ler este post (meio atrasada, mas vá lá), e queria deixar avisado que é muito perigoso esquentar água no microondas! A água esquenta, porém há um acúmulo de energia que pode fazer com que a água salte para seu rosto quando tirar do aparelho.
      É por causa desse perigo que, por exemplo o miojo, nas instruções dele manda colocar no microondas a água com o macarrão, ao contrário do fogão que deve-se esperar ferver antes de por o macarrão. Tome cuidado!

      Beijoos

    5. Cíntia Costa
      18/02/2010 at 3:11 pm

      Duda, vc tem toda razão! Eu já vi uma experiência no Caçadores de Mito que mostra que, quando a água ferve no microondas, ela não borbulha enquanto o recipiente não for tocado. Porém, assim que alguém mexe nele, a água “ferve” de repetende e rola uma explosãozinha.

      Por isso, eu nunca deixo a água esquentar demais e, sempre antes de pegar no recipiente, dou uma cutucada com uma espátula de cabo longo, just in case :)

      Valeu pelo toque, Duda. Galere, tomem cuidado!

    6. 06/04/2011 at 7:05 pm

      Olá =D

      Meus pais viajaram por uma semana e eu fiquei completamente responsável por toda bagunça que eu faço, e é muita!!

      Obrigado pelas dicas, acabaram de se provar reais e muito úteis.

    7. Lila
      27/09/2011 at 12:31 pm

      Oi, achei bem legal suas dicas.
      Aqui em casa meu marido também quem cozinha e a louça fica comigo.
      Uma dica que lhe dou é a seguinte, para tirar gordura principalmente quando há fritura, assados… use vinagre branco. Isso mesmo, deixe um tempinho com vinagre branco e vc vai ver a diferença, solta tudinho. Não será necessário esfregar.Ai, com uma colher você tira o que ficou solto e joga no lixo, assim não entope a pia, não é necessário força e de quebra não engordura a esponja com sujeira.

      Serve também para tostex, tanto o de fogo quanto o elétrico.

      Boa sorte!

      Abraços

      Lila

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *