Como fazer polenta cremosa
by Cíntia Costa • 08/03/2013 • Acompanhamentos, Receitas • 6 Comments
Aí que, no post cardápio semanal + lista de compras, eu sugeri incluir no menu polenta cremosa e a leitora Dany me deu um toque: “sua louca, você nunca postou essa receita”. Ok, essas não foram as palavras exatas, mas realmente… Eu cheguei a fazer um post com receita de polenta com frango ensopado, mas nunca ensinei a fazer direitinho…
Primeiro, a dica: a polenta fica pronta rápido e endurece quando esfria muito. Para que seja servida perfeitamente, ela deve ser a última coisa a ser preparada na refeição.
A consistência perfeita é parecida com a de um purê de batatas.
Ingredientes
- Polenta em grãos
- Água
- Caldo de galinha
- Sal
- Manteiga sem sal
- Queijo parmesão ralado (um saquinho ou o equivalente ralado na hora)
Modo de preparo
- Junte em uma panela um tecão de manteiga (1/4 de um tablete), meio litro de água fervente (você pode botar para esquentar no forno ou usar uma chaleira elétrica, o ápice da modernidade eletrodoméstica!) e um tablete de caldo de galinha.
- Com uma mão, vá polvilhando a polenta sobre a água e, com a outra, mexendo bem até dissolver. Não coloque muito de uma vez, senão empedra. Tem que ir polvilhando mesmo, salpicando, jogando de pouco em pouco, sempre mexendo e esperando dissolver para acrescentar o resto.
- De tempos em tempos, acrescente mais um pouco de manteiga.
- Quando a polenta esquentar e começar a formar “bolhas”, umas erupções de ar, quer dizer que está no ponto.
- Tire do fogo, acrescente o queijo ralado e misture bem.
- Deixe repousar por cinco minutinhos, enquanto o queijo derrete e a temperatura baixa um pouco.
É uma delícia acompanhado de tiras de filé mignon, frango ensopado, molho à bolonhesa bem cheio de carne moída… Só dizem que não vale servir com arroz! 🙂
A cara ficou linda.
Fica gostoso tb se, depois que esfriar bastante (tipo no dia seguinte), vc cortar em tiras finas e fritar (como batata frita) – Fica uma delícia.
E outra dica é, também no dia seguinte, amassar a polenta fria com um garfo em uma caneca grande ou prato e comer com café com leite e açúcar… é estranho, mas delicioso (muito comum no café da manhã de quem é da roça). Bjos!
Boas idéias, Ká!
Adorei!!! Uma sugestão também é fazer essa polenta com queijo muzzarela no meio…por exemplo, colocar no refratário um pouco de polenta e jogar o queijo muzzarela em cima, depois colocar mais uma camada de polenta e o queijo em cima, mais uma camada de polenta e carne moida em cima!!! Fica muuuito gostoso!!!!
Colocar queijo sempre é uma boa idéia, Fernanda!! (To adorando que vocês são tudo gordinhas no coração, igual eu! Hehehehe… )
Que delicia!!1 Morando em Genebra!!!
Mas esqueceu do Dia Internacional das Mulheres, dia 08 de Marlo…dia em que postou a matéria da Polenta!
Sucesso!!!
Bruna
Oi, Bruna! Deixei passar mesmo por aqui… Que vergonha! Hahahaha… Mas tem post meu lá no meu outro blog, olha: http://cintiacosta.com/2013/03/08/dia-internacional-da-mulher-dia-de-celebracao-e-de-lutas/