• Utilidades domésticas: meus itens favoritos da cozinha

    by  • 10/10/2013 • Utilidades domésticas, Vida mais prática • 3 Comments

    Amassador de batatas da Ikea.

    Nesse começo de vida de recém-casada, é normal ficar meio perdidinha em relação a utilidades domésticas. O tempo é que vai dizer o que é útil de fato e o que é totalmente inútil, mas aceitam umas dicas de uma recém-casada com um pouco mais de estrada? Anotem aí os meus utensílios queridinhos da cozinha, desses que facilitam a minha vida e moram no coração!

    Amassador de batatas

    No começo, eu usava espremedor de batatas pra fazer purê, mas não aguentava aquela bagunça de batata caindo pros lados e tal. Resolvi dar uma chance pro amassador de batatas (parecido com esse aí da foto, da Ikea) e foi amor instantâneo.

    Além de fazer menos sujeira, se mostrou mais útil. Uso muito para amassar os tomates do meu molho à bolonhesa e também amassar legumes em sopas.

    Tábua de cortar de plástico

    As tábuas de carne madeira são lindas, fazem toda uma presença, mas são o demônio de limpar e tirar o cheiro das coisas, matar bactérias e tal. E elas não vão na lavadora de louças (madeira e água quente não combinam, a madeira começa a empenar e a tábua vai pro brejo).

    As de vidro sempre vem numas estampas super legais e moderninhas, mas não acho prático pra cortar cebola, alho e temperos. Fica tudo escorregando, voando pela pia.

    As tábuas de plástico, por outro, não costumam ser muito bonitas, mas são perfeitas: fáceis de lavar, não ficam com o cheiro impregnado, não deixam a cebola escorregar, são flexíveis e facilitam a “jogação de coisas” na panela… Tirando que são muito mais leves que as de madeira ou de vidro, uma frescurinha que não deixa de ser vantajosa.

    Espátula de silicone

    Ganhei uma no chá de cozinha e nunca mais na vida quis usar colher de pau. Silicone não derrete em contato com as panelas nem risca o fundo. Elas tem a ponta flexível como borracha, o que é perfeito para raspar molhos e caldos sem desperdiçar nadinha e sem medo de estragar a camada anti-aderente. É sério: você precisa de espátulas de silicone!

    Escova de louça

    Minha mãe um dia apareceu lem casa com uma dessas de presente, jurando que era ótima. Achei bobagem, já tinha minha buchinha e tal. Tolinha! A escova para louças é uma maravilha! Ela ajuda a tirar toda a sujeira “grossa” de panelas, pratos, potes, troços em geral, sem deixar a esponja de sempre ficar nojentinha, passando a gordura de uma louça pra outra (quem nunca, né, amigas…). E o melhor: é dessas coisas que vendem na lojinha de R$ 1,99.

    Saquinhos ziplock

    Num guento tupperware com cheiro de alho ou marca de molho de tomate… Então atóron um saquinho ziplock. São ótimos para guardar coisinhas pequenas, como aquela metade da cebola que sobrou, ou o resto do queijo que você ralou. Também são mega úteis para comidas fedidas (tipo queijos com cheiro forte, uma lata de atum que você abriu mas não terminou), por segurar 99%o cheiro com seu fechamento hermético. E são descartáveis, então você não fica com o armário de potes cheirando alho pra sempre!

    About

    Já queimei arroz, mas hoje faço o melhor molho à bolonhesa da cidade!

    3 Responses to Utilidades domésticas: meus itens favoritos da cozinha

    1. Virgínia
      13/10/2013 at 2:29 am

      Resolvi aderir às espátulas de silicone e adorei!

    2. Thais Ramos
      15/10/2013 at 9:17 am

      Espátula de silicone foi a melhor invenção que já fizeram!
      Eu, particularmente, acho colher de pau meio nojentinha… tanto quanto a tábua de madeira! rs

    3. Pingback: Receita de strogonoff | Recém-casada

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *