• Receita de brigadeiro tradicional

    by  • 25/05/2016 • Receitas, Sobremesas • 0 Comments

     

    Receita de brigadeiro. Foto: blog Casa da Cíntia.Percebi que ainda não tinha receita de brigadeiro no meu blog! Bora resolver… Antigamente, eu costumava fazer “de olho”, mas o resultado variava muito, então aqui vai a receita tradicional de brigadeiro, de chocolate, com minhas dicas para não empelotar!

    Ingredientes

    • 1 lata de leite condensado
    • 1 colher (sopa) de manteiga
    • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

    Modo de preparo

    1. Abra a lata de leite condensado, despeje um pouco em um potinho e o restante na panela.
    2. Neste potinho à parte, coloque as três colheres de chocolate em pó e misture bem com o leite condensado com um garfo, fazendo uma “laminha”. Isso faz com que todo o chocolate se dissolva e evita que o brigadeiro empelote e fique cheio de gominhos (como acontece quando você joga tudo na panela direto). Reserve esse potinho.
    3. Junte na panela uma colher de sopa de manteiga (em temperatura ambiente, se der. Com a manteiga recém-saída da geladeira, demora mais, mas também é possível).
    4. Leve a panela ao fogo baixo a médio e mexa até que a manteiga tenha derretido por completo e esteja incorporada ao leite condensando.
    5. A essa altura, junte a “laminha” de chocolate e misture bem com a espátula.
    6. Continue mexendo à medida em que o brigadeiro cozinha, lembrando de passar a espátula no fundo da panela, não só no meio, mas também nos cantos, para não queimar nem grudar.
    7. Quando der o ponto, retire do fogo e deixe esfriar.
    8. O ponto de enrolar é aquele em que, quando você passa a espátula das paredes pra dentro da panela, abre um caminho no fundo e as duas partes da massa demoram um pouco a se juntar novamente. Lembre-se que, depois de esfriar, o brigadeiro endurece um pouco. Então, retire do fogo enquanto estiver mais líquido do que você gostaria, para que, quando estiver frio, esteja no ponto perfeito! Na dúvida, é melhor tirar ele mole demais e depois levar ao forno de novo pra engrossar que deixar passar do ponto e deixar muito duro.

    Prontinho. Podem comer de colher, enrolar e passar no granulado para servir em festa, cobrir e rechear bolos… Bom brigadeiro pra vocês!

    About

    Já queimei arroz, mas hoje faço o melhor molho à bolonhesa da cidade!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *